Assessoria de imprensa é importante no combate às fake news!

As redes sociais e a facilidade de acessar informações pela internet foram avanços necessários e infinitamente positivos em diversos aspectos. Para as marcas, significou maior proximidade com o público, uma comunicação direta, novos e importantes canais de mídia e espaços de venda. No entanto, o invento também deu voz a criadores e propagadores de fatos inverídicos, as famosas fake news. Para detê-las, a sua assessoria de imprensa cumpre um papel importante.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2018, divulgada pela Revista Época, com 52 empresas nacionais e internacionais, 85% delas se preocupam com os danos que as fake news podem causar. E, de fato, os danos podem ser seríssimos para a imagem da marca, derrubando o primeiro dominó de uma série, capaz de afetar uma organização por completo.

A identificação precoce da notícia falsa é o primeiro passo para contê-la. A assessoria de imprensa monitora constantemente sua marca na mídia e, nesse caso, consegue agir de forma rápida na identificação e denúncia da fake. Para isso, é preciso que a assessoria esteja completamente alinhada com as ações e a postura da empresa, bem como com o comitê de gestão de crise, para que uma resposta seja criada rapidamente. Quanto à disseminação dessa resposta, entra em cheque mais um ponto importante da assessoria, o relacionamento com os jornalistas, assegurando que esse material seja publicado em veículos estratégicos para seu público.

No jornalismo, aprendemos a errar o menos possível, pois, depois de divulgada, uma informação se espalha de forma indiscriminada e a errata jamais atingirá o mesmo público. Assim sendo, é importante, também, trabalhar na prevenção da viralização das fake news. Uma comunicação constante e transparente com seu público fortalece a credibilidade da marca, evitando que informações distorcidas ou disparatadas se propaguem. Priorizar a comunicação pelos canais oficiais e pela imprensa também educa o seu público quanto à busca por informações em locais credíveis.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.