Por que investir na Assessoria de Imprensa para Gestão de Crise

June 5, 2020

 

 

   

Com a crise de saúde que assola o planeta, outras crises são desencadeadas tanto no setor financeiro, quanto na gestão de recursos humanos, entre outros. É nesta hora que muitos empreendedores e empresários se deparam com certa dificuldade para dialogar com seus públicos - dar boas notícias é algo muito fácil, quero ver é tratar de assuntos delicados e que requerem toda a atenção, cautela e sensibilidade para serem comunicados. O papel do assessor de imprensa se torna indispensável, então, dentro de uma marca ou instituição quando esta situação se instala. A exemplo, temos o distanciamento social que agora ocorre: como sua empresa ou marca está encarando a situação e contornando? Uma comunicação clara é essencial. Possui tele entrega, ou envia por Correios? Parou de entregar? Seu público quer saber como você está se posicionando diante deste cenário.

 

O assessor de imprensa é a ponte entre a empresa e os veículos de comunicação, sendo estes veículos criados pela própria empresa, como as redes sociais ou sites institucionais, ou mídias externas como blogs, sites, jornais, revistas impressas e digitais, rádio e televisão. Essencial para a uma comunicação eficaz e de credibilidade, o assessor de imprensa atua evidenciando a postura da empresa através dos meios, através de discursos que buscam consolidar, reparar ou modificar a imagem da empresa. Por meio de estratégias de comunicação e técnicas aliadas à sensibilidade e ética, o assessor pode contornar crises de credibilidade já estabelecidas ou mesmo evitar que ocorram situações assim diante dos públicos das empresas.

 

Com a disseminação do COVID-19, pudemos ter uma real noção do quanto um único descuido de falta de sensibilidade, por exemplo, pode acabar com a imagem de anos de uma marca ou personalidade. Este foi o caso de uma grande hamburgueria que perdeu muitos clientes em escala nacional devido à falta de sensibilidade do discurso de seu líder nas redes sociais. O mesmo ocorreu com uma digital influencer famosa no mundo fitness por divulgar stories em uma festinha com amigos, quebrando a quarentena, o que a fez perder não só seguidores, mas também milionários patrocínios de marcas. Como contornar casos como estes? Agindo, através da assessoria de imprensa e de discursos com objetivos claros e transparentes.

 

Mas se engana que somente quando a crise está instalada é que se deve contar com um profissional de assessoria de imprensa – o principal objetivo da assessoria de imprensa é construir uma imagem positiva da marca, através de um plano estratégico, que é a melhor base que se pode dar para reverter qualquer crise que se instaure. Este plano estratégico deve vir acompanhado de um plano de gerenciamento de crises, que é um conjunto de medidas, posturas e consensos previamente acordados entre assessoria e empresário, que têm o potencial de fazer com que o sucesso fale mais alto do que a situação adversa – o que não significa negá-la.

 

Dicas de como explorar a assessoria de imprensa em períodos de crise:

1) Consumo virtual aumentou. Onde entramos? Parcerias com influenciadores sérios e coerentes com seu discurso, conteúdo para sua loja online, vídeos informando a postura da marca e seus gestores, e-books, revistas digitais com links para seu negócio online, conteúdo para e-mail marketing, conteúdo para treinamento de equipes.

2) Pensou em um novo produto para o mercado. Onde entramos? Lançamos suas ideias para que o mercado e os consumidores entendam sua proposta, reforçamos a necessidade do seu produto, preparando você para o futuro.

 

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