PRODUÇÃO DE MODA HUMANIZANDO MARCAS

June 19, 2020

 

 

   

A Mídia Help se construiu como assessoria em comunicação trabalhando por mais de 20 anos com empresas do cluster calçadista, ampliando mais tarde a sua atuação para as áreas de confecção, no ramo da moda, e somente nos últimos cinco anos que abriu espaço para áreas como o setor pet e institucional. É com base nesta experiência, aliada às técnicas e teorias, que nos consideramos com know-how para dialogar sobre a relevância da produção de moda para a construção de marcas humanizadas.

 

Responsável por encontrar meios viáveis para que a ideia da roupa se torne atraente e ative o desejo do consumidor, através da televisão, catálogos, figurinos de cinema, teatro, desfiles, exposições ou books de moda, o produtor de moda tem sido uma peça fundamental para aproximar as marcas de seu público. Se observarmos a mudança no cenário da produção de moda ao longo destas duas décadas, percebemos a ampliação de veículos online, o surgimento de digital influencers e veículos impressos buscando retratar cada vez mais pessoas reais. A produção de moda tem cumprido o papel muito além de apresentar um ideal de beleza ou de moda, trazendo a pluralidade de perfis, desejos e necessidades e é aí que a humanização entra: “As grandes publicações tem também focado suas produções em editoriais cada vez mais próximos do público consumidor. É claro que naquelas publicações onde o conceitual ainda encontra espaço, é comum ver looks mais fora do comum. Mas, na grande maioria, os editoriais com celebridades, modelos famosos e os influenciadores abrem espaço para essa representação do público nas imagens de mídia. Além disso, também se muitas pessoas 'comuns' se tornando modelos em editoriais de algumas publicações, especialmente naquelas que vem batendo na tecla da representatividade e pelo fim dos preconceitos de todos os tipos”, declara a integrante do time Mídia Help Francine Pujol, bacharela em Design de Moda e Administração de Empresas, especialista em Moda, Criatividade e Inovação e mestranda em Comunicação e Indústria Criativa.

 

 

A grande questão é que a humanização de uma marca é uma caminhada, que se dá a passos lentos, para serem bem estruturados, e a produção de moda é parte disso. Na hora de produzir um editorial ou selecionar um produto do cliente para uma produção de televisão ou revista, nos atentamos à essência da marca, que deve conversar tanto com a proposta da produção, quanto com os objetivos da empresa ou marca em apresenta-lo ao consumidor. Por trás dessa escolha há muito estudo envolvendo tanto o veículo quanto a plataforma que o produto será veiculado, além da observação do público com o qual ele dialoga – só assim a produção será assertiva, aproximando o consumidor da marca. “Na produção de moda e figurino isto não será diferente. Pois não adiantará a marca vestir pessoas conhecidas, por exemplo, se estas pessoas não 'conversam' com o público da marca. Se a ideia é chamar um novo público para ser fã da empresa, ótimo, mas, não se pode esquecer de seguir falando com quem até então trouxe a label ao patamar que está. E, mais do que nunca, é muito importante saber a quais 'humanos' essa marca ou empresa vai se aliar para tornar o seu processo humanizador mais eficiente e eficaz”, reflete Francine.

 

SUA MARCA NA VITRINE DE MANEIRA ORGÂNICA

 

“O maior benefício que a produção de moda e figurino traz para uma marca é a visibilidade das suas peças sendo usadas, no caso da moda. Nessa espécie de 'vitrine' em movimento que é gerada com as aparições em TV, filmes ou na internet desperta o interesse do consumidor naquele tipo de peça, pois ele projeta a sua imagem na da atriz ou ator, cantor, enfim, do indivíduo que está usando o produto e se imagina com ela. Muitas vezes, os consumidores estarão atrás muito mais do estilo de vida daquele personagem ou famoso do que propriamente da peça, do produto. E esse tipo de conquista não acontece de forma tão fascinante na publicidade tradicional. Para além disto, estar em evidência, na mídia, na TV, no perfil de um famoso tem um custo muito alto se formos levar essas possibilidades para um investimento em mídia tradicional. E, neste caso, a maior parte dos consumidores já consegue reconhecer quando é uma mídia paga e quando é orgânica. O trabalho de figurino e produção de moda é o orgânico - seu custo é infinitamente menor que o da publicidade, mas, ele envolve uma coisa que não tem preço: a escolha. Pois, se a peça da marca X está na revista é porque o editor ou stylist a escolheu. E esta pessoa formadora de opinião tem um peso e um valor naquilo que produz. Se a celebridade escolheu calçar o sapato da marca Y, o peso da sua escolha perante seus fãs e admirados tem um valor imensurável quando comparado ao de qualquer publicidade”. – Francine Pujol.

 

MÍDIA HELP: Mais de 20 anos de experiência em humanização de marcas

 

A mídia help tem um trabalho já bastante consolidado na área de figurino de novelas e TV. Atuando há mais de 20 anos no segmento de assessoria de comunicação e imprensa, a empresa tem um know-how bastante efetivo quando o assunto é produção de moda e figurino. Conseguiu em todos esses manter-se sempre atualizada e mesmo com todas as mudanças que ocorreram no meio editorial, buscou sempre alternativas para manter seus clientes de moda ativos nessa área, migrando muito de seus esforços para a atuação online, em especial, junto a formadores de opinião e influenciadores digitais, uma vez que, as mídias sociais se tornaram a 'TV' de alguns públicos consumidores, por isso o trabalho com digital influencers é o que mais tem crescido e trazido resultados para os clientes.

 

Dos exemplos mais atuais que a Mídia Help atua, podemos citar marcas de vestuário masculino que estão presentes desde em produções de figurino de teledramaturgia, passando por cinema nacional e chegando ao jornalismo dos principais abertos e por assinatura.

 

Na produção de moda, pode-se destacar a presença das marcas de calçados femininos e de moda infantil que frequentemente figuram os editoriais e editorias de moda das principais publicações femininas e infantis que seguem na ativa, além de também despontarem em produções digitais destes mesmos canais.

 

Também há um grande investimento na manutenção das imagens das marcas que atendemos no que tange a produção de figurino em parceria para vestir ou calçar famosos como atores, atrizes e cantores para eventos. Assim como, também, influenciadores digitais. Sempre nos preocupando em seguir uma linha de estilo, lifestyle e comportamento que seja condizente com os valores e as necessidades das marcas que atendemos.

 

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