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MARKETING DE INFLUÊNCIA: O QUE É E COMO PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO


Abordagem de marketing que consiste em estratégias focadas em influenciadores, ou seja, pessoas que exercem poder sobre a opinião ou mesmo liderança dentro do público-alvo de uma empresa, o Marketing de Influência traz resultados valiosos para a consolidação e expansão de marcas. É como se fosse uma potencialização da melhor propaganda que existe - aquela boca a boca.


Com o potencial de causar um efeito na imagem da marca, existem duas formas de realizar o marketing de influência:


1- Mídia paga: A forma mais tradicional de realizar o marketing de influência, que é quando as marcas pagam por exemplo famosos ou influenciadores para falarem de seus produtos.


2- Mídia conquistada: A forma mais difícil de conseguir o marketing de influência, mas também a mais eficaz, porque os influencers se transformam em parceiros da marca sem uma contrapartida financeira, ou seja, não exercem esse papel em troca de dinheiro e sim por já serem admiradores.


Segundo previsões globais, o marketing de influência é o marketing que mais vai crescer, por sua eficiência e pela preferência do consumidor em ouvir direto da fonte o que ela achou ao entrar em contato com a marca. A previsão é de que as relações entre marcas e influenciadores gerem um TAM (Total Addressable Market) de US$ 5 bilhões a US$ 10 bilhões até 2020. É um número realista se considerarmos que, em 2018, foram US$ 8 bi de acordo com a agência Media Kix, dos Estados Unidos.


Outro detalhe relevante é que o ROI envolvendo mídia paga (retorno sobre o investimento) nos países onde o método está consolidado é de 6,5. Isso significa que as marcas que fazem ações com influenciadores têm retorno de US$ 6,50 para cada dólar investido, e que 87% das empresas que optam por esse formato têm mais sucesso em suas ações de marketing. Esse é o retorno médio. No ranking de empresas que obtêm os melhores resultados, o grupo que corresponde aos 13% mais bem-sucedidos tem retorno na casa dos 20 para 1 (fonte de pesquisa: Tomson).


É PRECISO SER ORIGINAL


Um ponto essencial para praticar tanto o marketing de influência pago ou em formato de parceria, é a originalidade da mensagem que está sendo passada através dos influenciadores. Esse é, portanto, o pulo do gato, o grande diferencial deste formato de divulgação. Mas é preciso se atentar para o fato de que cada influenciador exerce a sua influência e capacidade de liderança de modo singular. Portanto, é importante passar a mensagem que se busca comunicar e deixar o influencer livre para comunicá-la do seu jeito. Senão, toda a estratégia de marketing de influência corre o risco de ficar engessada, dar a impressão de ser falsa e o resultado será prejudicado, pois as pessoas influenciadas por essas figuras públicas querem vê-las com sinceridade, dando dicas relevantes e autênticas.


E esta originalidade transcende a mensagem, adentrando a plataforma que será usada para disseminar esta mensagem ao público. Cada vez mais, a televisão fica em segundo plano, em especial as propagandas que interrompem as programações – é o tempinho destinado para ir ao banheiro, fazer uma pipoca ou mesmo atualizar as redes sociais – isso mesmo, as REDES SOCIAIS são o foco de consumo de conteúdos na atualidade. O Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram e o YouTube no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo a Think With Google, 95% dos brasileiros assistem a vídeos no YouTube e, de acordo com a dados da Statista, já somos 77 milhões de usuários brasileiros no Instagram. Propagandas em sites, por exemplo, já não são muito eficazes considerando que 45% dos internautas já utilizam bloqueadores de anúncios.


São estes dados que fazem das redes sociais o campo mais promissor para se investir em marketing no Brasil, isso porque a lógica é simples de compreender – se os influencers brasileiros estão ativos em plataformas queridas pelo consumidor, é lá que mora a oportunidade , pois ninguém mais quer se sentir manipulado por propagandas, e sim quer encontrar serviços e produtos que atendam aos seus desejos e necessidades.


CASE DA HERCOSUL


A Hercosul Alimentos, cliente da Mídia Help Assessoria em Comunicação, durante o período de distanciamento físico em decorrência da pandemia, por exemplo, está colocando colaboradores, pesquisadores e digital influencers parceiros a serviço da disseminação de informações e conhecimentos acerca da qualidade de vida dos pets, através de um circuito de lives em seu perfil no Instagram @biofresh_hercosul. A dinâmica já contou com duas lives - a primeira versando sobre a humanização dos pets e a segunda dialogando a respeito da importância da alimentação para elevar a qualidade de vida e a longevidade dos cães e gatos

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